CEHAP realiza curso de confecção de calçados para moradores do São Judas Tadeu, em Patos (confira comentário nosso)

By | 30/05/2024 8:32 am

O curso é exclusivo para os moradores do residencial São Judas Tadeu.

 

(Wânia Nóbrega, no Portal Patoense, em 29/05/2024)
A Companhia Estadual de Habitação Popular – CEHAP anunciou em seu Instagram a realização do curso de confeccionador de calçados para os moradores do residencial São Judas Tadeu I e II na cidade de Patos.

Para participar, o aluno precisa ter 16 anos e ensino fundamental incompleto. O curso é livre para todos os gêneros.

De acordo com a publicação, o curso terá início no dia 10 de junho no próprio residencial. As inscrições podem ser feitas com a equipe da Cehap no salão de festas no São Judas Tadeu I.

Os documentos necessários são: RG, CPF, Comprovante de residência, escolaridade e foto 3×4.

O curso é exclusivo para os moradores do residencial São Judas Tadeu.

Comentário nosso

A CEHAP está “chovendo no molhado” ao criar um curso de confeccionador de calçados em Patos, e provando que não conhece a nossa realidade. Patos é uma das cidades nordestinas que tem maior número de profissionais da área, inclusive é grande exportador deles. Hoje você encontra inúmeros patoenses trabalhando na arte em Campina Grande e João Pessoa. Mas a maioria dos profissionais em Patos trabalham em gangorras onde mal conseguem a sobrevivência. Muitas das nossas fábricas tem quebrado ao longo do tempo. A maioria dos pequenos fabricantes “vivem cativos” de agiotas que lhes fornecem o material pelo preço que bem querem e lhes compram a produção para receber o que venderam fiado pelo preço que eles próprios é que estabelecem. A indústria de calçados que já foi florescente e que concorria com a de Campina Grande, praticamente faliu. Esta indústria só ressuscitaria se Governo Estadual e Municipal investissem na construção de galpões, de preferência nos bairros onde se concentram os profissionais da área, dotados das máquinas básicas para a indústria, máquinas que poucos têm condições de comprar, e que utilizassem pagando taxas razoáveis. E que ao mesmo tempo apoiassem e financiassem um capital básico para uma cooperativa de sapateiros, com uma direção com formação profissional, que adquirisse os insumos para os pequenos fabricantes e ao mesmo tempo se encarregassem da comercialização dos produtos.  Sem isso, nós vamos continuar formando os melhores profissionais, para simplesmente exportá-los. (LGLM)

 

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *