Patoense Breno Wanderley lança candidatura a desembargador do TJPB na vaga indicada pela OAB (confira comentado nosso)

By | 02/05/2024 5:30 pm

 Por Redação 40 Graus    Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

O renomado advogado Breno Wanderley César Segundo é cotado para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Ele lançou sua candidatura na vaga a ser indicada pela Ordem dos Advogados do Brasil para uma das cadeiras que será aberta com a aprovação nesta terça-feira (30), pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), do projeto de lei que aumenta o número de vagas de desembargadores no TJPB.

Nascido em Patos, no sertão da Paraíba, Breno Wanderley tem um currículo invejável sendo graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Mestre em Educação pela Universidade Internacional de Lisboa – UIL (2002) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2011).

Ele é autor de livros como: O Código de Ética do Jornalista brasileiro: Comentários e Interpretações; A ressocialização no Brasil é uma mentira; Direito Agrário no Brasil: História e Legislação; da Prova Ilícita no Processo Penal; Reforma Política: Propostas e Desafios, e A presunção de Violência no Estupro de vulnerável. É advogado criminalista e professor da UNIFACISA Centro Universitário de Campina Grande-PB.

breno-wanderley 2

Também é professor titular das Faculdades Integradas de Patos-UNIFIP e da Escola Superior da Magistratura do Estado da Paraíba – ESMA-PB.

Além disso, tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processual Penal, Criminologia, Sociologia, Antropologia Criminal e Direito Eleitoral.

Por três mandatos foi juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, na classe de Jurista. Como Juiz do TRE/PB desempenhou as funções de Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Ouvidor de Justiça e Corregedor Regional de Justiça Eleitoral Substituto, tendo também, na condição de Decano, Presidido a Côrte Eleitoral da Paraíba em diversas oportunidades. Atualmente é Secretário Executivo da Controladoria Geral do Estado da Paraíba.

Comentário nosso

Todos que conhecem o Dr. Breno Wanderley César Segundo reconhecem a sua capacidade intelectual e jurídica e a expetise com que se conduziu nos diversos cargos que ocupou até agora. Em tese todos os advogados podem ser candidatos. A OAB faz um processo em que ouve todos os advogados que podem sugerir uma lista de seis nomes. Os seis nomes mais votados em todo o Estado formarão uma lista que a OAB indicará ao Tribunal de Justiça com seus candidatos a vaga de indicação da Ordem dos Advogados. Desta lista, o Tribunal de Justiça escolherá três nomes que formarão a lista tríplice que o TJPB indicará ao Governador do Estado a quem caberá a escolha do nome que vai ser o novo desembargador. Com o lançamento do seu nome, Dr. Breno está se candidatando, mas terá que ser um dos seis mais votados em todo o Estado, para formar a lista da OAB, e conseguir a indicação entre os três escolhidos pelo Tribunal de Justiça para indicar ao Governador, que escolher um deles. Segundo fomos informados, Breno já participou de um processo anterior e foi muito bem votado, mas foi vencido na etapa final. Resta-nos torcer por ele. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *