Prefeitura é casa de horrores! (com adendo nosso)

By | 15/03/2024 9:08 am

(Misael Nóbrega de Sousa, na sexta-feira, 15/03/2024, no Notícias da Manhã, da Espinharas FB)

Prefeitura não é palco de servidão; é casa de horrores. Nada ali pode ser planejado se não for para alimentar o poder: conchavos; tráfico de influência; troca de favores; acomodação de fornecedores; licitações facilitadas para favorecer patrocinadores de campanha; aliciamento de adversários políticos com cargos sendo colocados a disposição… São pautas vicejantes dos paços Municipais.

E, assim, segue: imóveis são locados de amigos menos ambiciosos, mas que de alguma forma, ajudaram no “projeto político”; os chamados de “excepcional interesse” são preenchidos com os entregadores de santinhos… A campanha política nunca acaba.

Feito isso, a máquina pública precisa, então, de uma provocação para ser alimentada: cobrança de novos impostos; reforma e ampliação dos equipamentos públicos; venda da folha, emendas de deputados caseiros, são exemplos do quanto mais se entra mais se tira.

Um esquema profissional é montado e que tem na escolha do secretariado um capítulo importante. E ninguém é para ser competente ou capaz. Esses assistentes servem para encobrir os desmandos do prefeito, assumindo o ônus da administração pública. Estão longe de ser “homens sábios, escolhidos como conselheiros, e com a inteira liberdade para falar a verdade”.

O povo é constantemente observado para que receba os benefícios na dosagem certa: um controle maquiavélico que existe desde antigamente – “O bem se faz aos poucos”. Isso é tirania! Os conselhos municipais são, em sua maioria, fiscalizadores de coisa alguma; por serem paritários, assumem a forma de apenas existir. O que fazem é respaldar esse descalabro. Salvo raríssimas exceções.

Prefeitura não é palco de servidão; é casa de horrores. Reitero e finalizo.

Adendo nosso

O comentário de Misael é válido para todas as prefeituras, mas quanto maior o município mais horrores existem na sua prefeitura, e mais gente prejudicada por estes horrores. Tem prefeitura em que quase todo mundo come “no cocho do prefeito”, e tem prefeitura que ao cocho do prefeito muitos poucos tem acesso. Os outros passam necessidade. Você está comendo no “cocho do seu prefeito”? (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *