Mais de 300 mulheres voltam à disputa no concurso da PM e Corpo de Bombeiros da PB após decisão do STF (com comentário nosso)

By | 07/03/2024 2:02 pm

(G1 PB, em 

Policiais militares da Paraíba — Foto: Divulgação/Polícia Militar

Policiais militares da Paraíba — Foto: Divulgação/Polícia Militar

Ao todo, 333 mulheres foram reclassificadas e 270 homens foram eliminados do concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a limitação de vagas para mulheres.

A medida determinou que o concurso prossiga desde que as candidatas do sexo feminino concorram com os demais candidatos na modalidade de ampla concorrê

A decisão também determinou que se alguma mulher tiver sido eliminada do concurso por causa da limitação de vagas, deve voltar a concorrer à seleção com os demais candidatos em ampla concorrência.

A decisão foi acatada de forma imediata. Com isso, a seleção teve duas etapas suspensas no último dia 29 de fevereiro, que foram o exame de saúde e o teste de aptidão física.

Nesta quarta-feira (6), a comissão responsável pelo concurso informou, ainda, que as candidatas do sexo feminino terão as notas de redação divulgadas a partir da próxima semana.

Depois disso, terão seguimento as etapas de exame psicológico, exame de saúde e teste de aptidão física.

Conforme o edital do concurso, das 900 vagas para a Polícia Militar, 810 eram destinadas para homens e outras 90 para mulheres. Já das 200 oportunidades abertas para o Corpo de Bombeiros, 180 eram para homens e 20 para mulheres.

A limitação de vagas para mulheres segue a Lei nº 7.165, de 2 de outubro de 2002, que fixa o quadro de servidores da Polícia Militar da Paraíba . A norma diz que 5% do efetivo policial devem ser compostos por mulheres.

No total, foram abertas 1.100 vagas para soldado, sendo 900 para a PMPB (810 para o sexo masculino e 90 para o sexo feminino), e 200 para os bombeiros (180 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino).

Comentário nosso

Baseado na Lei 7.165, de 02/10/2002, que fixava o quadro de servidores da Policia Militar da Paraíba, determinando que o efetivo policial do Estado só deveria ter 5% de efetivo policial composto por mulheres, o concurso limitava o número de mulheres que poderiam ser aprovadas no concurso da Polícia e dos Bombeiros.  A PM só aprovaria 900 candidatos sendo 810 homens e apenas 90 mulheres. Os bombeiros aprovaria 200 candidatos sendo 180 homens e apenas 20 mulheres. A decisão do STF determinou que fosse dada igual oportunidade a homens e mulheres.  Com isso haverá uma reclassificação geral com o resultado da prova de redação das candidatas do sexo feminino sendo divulgado na próxima semana. Na reclassificação geral do concurso 333 mulheres foram reclassificadas e 270 homens foram eliminados. A nosso ver a decisão do STF, que também foi dada para concursos de outros Estados, é justa por ter dado direitos iguais a ambos os sexos.  (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *