Presidente do Sindicato dos Comerciários de Patos afirma que comércio será fechado na segunda-feira (12) de Carnaval (com comentário nosso)

By | 09/02/2024 7:28 pm

Ele informou que na segunda-feira (12), de Carnaval, também celebrada como o dia do comerciário na região, as empresas não poderão operar com seus colaboradores.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Patos, Everaldo Lima, detalhou o funcionamento do comércio durante o período de Carnaval na cidade. Ele informou que na segunda-feira (12), de Carnaval, também celebrada como o dia do comerciário na região, as empresas não poderão operar com seus colaboradores.

Segundo ele, na terça-feira (13) será opcional para as empresas decidirem se abrirão ou não, com a condição de que, em caso de abertura, os trabalhadores recebam pagamento pelo dia de feriado trabalhado e sejam concedidos uma folga em até 30 dias.

Para a Quarta-Feira de Cinzas, Everaldo Lima esclareceu que o horário de funcionamento das empresas ficará a critério de cada uma delas, permitindo flexibilidade na gestão do expediente pós-Carnaval.

Comentário nosso

Há um pequeno engano no que teria afirmado Everaldo Lima presidente do Sindicato dos Comerciários com relação ao trabalho no terça-feira de carnaval. Na verdade as empresas podem funcionar nesse dia, mas nesse caso os empregados que trabalharem receberão, como se feriado fosse, um dia de trabalho extra e uma folga dentro de trinta dias. Na realidade, nem segunda nem terça de carnaval são feriados. Em Patos há uma cláusula no acordo coletivo da categoria, portanto entre comerciantes e comerciários, pela qual a segunda será comemorada como dia do comerciário, e as empresas do comércio não podem abrir,  e a terça-feira será tratada como se feriado fosse. (LGLM)

 

 

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *