DONA MARICA FIRMINO

By | 09/05/2021 11:03 am

(José Romildo de Sousa, historiador)

Maria Firmino Ayres de Araújo, na intimidade chamada de Marica Firmino, nasceu em 29 de dezembro de 1877, na Fazenda Bela Vista, era filha do Coronel da Guarda Nacional Firmino Ayres Albano da Costa e Dinamérica Ayres, tendo se casado em 1908 com o médico José Peregrino de Araújo Filho, que foi prefeito de Patos por 15 anos (1915-1928).

Dona Marica foi uma mulher batalhadora, se envolveu ativamente em todos os pleitos eleitorais da sua época. Era amiga particular de João Agripino e foi comadre de Antônio Silvino, sendo inclusive madrinha de sua filha chamada Maria das Dores. Hospedou em sua residência da antiga Praça da Independência, atual Edivaldo Mota governadores, chefes políticos e Washington Luiz, Presidente da República.

Teve seis filhos homens e uma filha que faleceu logo nos primeiros anos de vida. Os filhos são os seguintes: Severino Ayres de Araújo (Médico), Osman Ayres de Araújo (Médico), Hiran Ayres de Araújo (Médico), Firmino Ayres de Araújo (Brigadeiro), Odmar Ayres de Araújo (Funcionário da CEF e Walter Ayres de Araújo (Dentista). Entre netos e bisnetos teve aproximadamente uma centena. O seu filho Brigadeiro Firmino Ayres de Araújo, inaugurou o Campo de Aviação de Patos em 1942, como Tenente da Aeronáutica, equipamento que hoje leva o seu nome. Foi ele quem fez o primeiro pouso estimulando a criação do Aeroclube da cidade.

Em 1926, Dona Marica recebeu na casa em que morou (construída em 1915) a visita do Ex-Presidente da República Washington Luís, quando lhe ofereceu um banquete na sala de refeições juntando as mesas em for de “U”, enquanto lamentava não haver espaço suficiente para formar o “W”, letra inicial do nome do Presidente.

Segundo Rienzi Augusto, Neto de Dona Marica “ela votou pela última vez em 1974, aos 97 anos de idade. Seu voto foi a descoberto. Levada para secção do Colégio Estadual de Patos, pela sua nora Deolinda Araújo Neta, ao se aproximar da mesa do presidente da secção, perguntou e afirmou: “Meu filho, como é que risco os nomes de Aluizio Campo e Edvaldo Mota? o de Claudio Leite já sei”. Seu voto foi tomado em separado e a junta apurou. Todos em Patos conhecem a longa história e proezas de líder política que sempre foi Marica Firmino, figura das mais queridas e respeitadas, cujo exemplo de educação aos filhos e de proteção aos mais fracos são citados por quantos se referem aos bons tempos vividos por aquela cidade do alto sertão Paraibano”. (Fonte de consulta: Texto produzido por Rienzi Augusto, neto de Dona Marica).

 

Comentário

Comentário

Category: Blog Memórias de Patos

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *