ANTÔNIO URQUIZA E SANTA GERTRUDES

By | 09/05/2021 12:21 pm

(José Romildo de Sousa, historiador)

Antônio Urquiza Machado nasceu na localidade Logradouro, município de Patos, Estado da Paraíba, em 1ºde maio de 1891. Era filho de Justo José Urquiza Machado e Cândida Maria Nóbrega.

Em 1915 contraiu núpcias com a senhora Custódia Carneiro Bastos. Desta união nasceu um único filho: José Antônio de Urquiza. Ainda por este tempo, Antônio Urquiza adquiriu as terras em Santa Gertrudes do seu irmão José Urquiza Machado, permanecendo nelas até o ano de 1954, quando as vendeu para o Sr. José Augusto, fazendeiro da região de Sousa.

Antônio Urquiza Machado exerceu suas atividades no comércio e também na agricultura, já que era proprietário da Fazenda Santa Gertrudes. Nome este que emplacou também a localidade que é hoje o unico distrito do município de Patos, criado em 5 de julho de 1960, pela Lei nº 409.

Atualmente Santa Gertrudes faz parte da Região Metropolitana de Patos, onde passa pelo seu meio a rodovia da BR-230.

Proprietário de um estabelecimento comercial chamado de “barracão”, José Urquiza Machado fornecia gêneros alimentícios para os moradores da região. Com a construção pelos órgãos governamentais da estrada de ferro, em 1932, os operários que nela trabalhavam adquiriam também seus alimentos no seu barracão.

Por causa deste fornecimento, o governo ficou com um débito no valor de 20.000 contos de réis para com José Urquiza Machado. Dona Custódia, sua esposa, fez uma promessa que se recebesse o monetário investido, construiria uma capela e nela colocaria a imagem Santa Gertrudes, pelo fato do lugar assim ser chamado. Com a dívida saudada e atendendo o pedido Dona Custódia, José Urquiza Machado construiu em 1936 a capela do distrito.

Naquela época existia um costume antigo de batizar as edificações religiosas recém construida. No caso de Santa Gertrudes a capela foi batzada recebendo como padrinho o Sr. Godofredo Medeiros, proprietário da Fazenda Logradouro, hoje área rural do município de São José de Espinharas.

O celebrante da inauguração da igrejinha foi o Sr. Bispo de Cajazeiras, Dom João da Mata Amaral, que teve como primeiro vigário o padre Manoel Otaviano de Moura Lima. Este foi substituido em seguida pelo padre Fernando Gomes dos Santos, que recebeu a notícia que havia sido nomeado bispo no momento em que se encontrava em Santa Gertrudes

Antes da construção da Igreja, as missas eram celebradas num armazém, cuja proprietária era Adélia Urquiza, irmã de Antônio Urquiza.

Dotado de grande entusiasmo pela política, Antônio Urquiza Machado ocupou uma cadeira na Câmara de Vereadores de Patos, assumindo a presidência da mesma, na gestão de Darcílio Wanderley da Nóbrega, que foi de 1951 a 1955.

Este pleito ocorreu em 12 de agosto de 1951, sendo a posse dos eleitos em 30 de novembro, composta pelos seguintes vereadores com suas respectivas votações: Lauro Nóbrega de Queiroz, 1.345 votos; Severino Fernandes de Assis, 742; Cícero Lúcio de Sousa, 490; Joaquim Leitão de Araújo, 395; Antônio Urquiza Machado, 389; Walter Ayres de Araújo, 383; Antônio Crizanto Dantas, 382; Abdias Guedes Cavalcanti, 364 e Pedro Rodrigues de Amorim, 324.

Antônio Urquiza Machado faleceu em 27 de junho de 1959, aos 68 anos de idade. O seu corpo foi sepultado no Cemitério São Miguel, em Patos.

No ano de 1969, pelo exemplo de homem público e comerciante de vida ilibada, um anteprojeto foi apresentado na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, dando a uma das artérias da cidade o seu nome. A citada rua se encontra localizada no populoso bairro do Belo Horizonte.

 

Comentário

Comentário

Category: Blog Memórias de Patos

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *