Moradores fecharam a estrada e atearam fogo para impedir a passagem dos veículos
(Wanessa Meira, no Patos Online, em 10/05/2025)

Um protesto foi organizado na noite de ontem por moradores da comunidade Mares, zona rural de São José do Bonfim, para solicitar providências da Prefeitura de Patos com relação ao tráfego de caminhões de lixo na região.
Os moradores fecharam a estrada e atearam fogo para impedir a passagem dos veículos e chamar a atenção para os problemas que vem sido causados pelo excesso de velocidade dos coletores que passam na localidade, em direção ao aterro sanitário.
Segundo relatos enviados à redação do Polêmica Patos, os veículos tem transitado em alta velocidade pelas estradas que cortam a comunidade, causando transtornos e perigoso aos moradores. “Esses caminhões levantam muita poeira por causa da velocidade e a gente vê a hora atropelar um idoso ou uma criança por aqui, já que as creches e escolas ficam na beira das estradas”, relatou em áudio um morador.
Já outro cidadão explicou que outro problema também decorre do intenso transito na área, que é caminho para o novo aterro sanitário. “Por aqui apenas quebra-molas não é suficiente, porque uma espécie de goma tem se formado pela poeira levantada e só essa semana teve dois acidentes por causa disso”.
Ainda de acordo com os residentes, a Prefeitura de Patos vai contactara empresa responsável para tentar resolver o problema, mas, segundo os organizadores do protesto, os caminhões de lixo não irão transitar até que se resolva o impasse.
Comentário nosso – Não custava nada, se juntarem a empresa e as prefeituras de Patos e São José do Bonfim, afinal todos estão sendo beneficiados, e fazerem um asfaltozinho no trecho em que a população está sendo prejudicada. Caso contrário, os moradores poderiam fazer umas valetas meio fundas para funcionarem como quebra-molas. Estou solidário com a comunidade onde já fui proprietário e tenho muitos parentes e amigos. (LGLM)