Novo papa com nome quase esquecido ecoa figuras que moldaram doutrina social da Igreja

By | 08/05/2025 4:02 pm

Leão 13, referência provável do pontífice americano eleito nesta quinta, uniu defesa da justiça social à tradição conservadora

 

(Reinaldo José Lopes, na Folha, em 08/05/2025)

O décimo quarto papa a adotar o nome de Leão está recuperando uma tradição venerável do pontificado, que atravessa a Antiguidade, a Idade Média e o Renascimento, mas andava um tanto esquecida. Basta considerar que o último pontífice com essa designação morreu há mais de 120 anos.

Leão 13 (1810-1903), o italiano Gioacchino Vincenzo Raffaele Luigi Pecci, marcou época
ao iniciar a tradição da moderna doutrina social da Igreja. Num momento de intensa industrialização e urbanização, ele buscou se distanciar do socialismo revolucionário, defendendo a livre iniciativa e a propriedade privada. Mas também se colocou ao lado dos trabalhadores, exigindo que tivessem salários justos, boas condições de trabalho e direito à formação de sindicatos.

Um homem vestido com vestes religiosas, incluindo uma túnica branca e um manto vermelho, está acenando com as duas mãos levantadas. Ele usa óculos e tem cabelo grisalho. O fundo é de um tecido vermelho.
O papa Leão 14, o americano Robert Prevost, acena a fiéis na praça São Pedro – Guglielmo Mangiapane/8.mai.25/Reuters

Sua visão sobre o tema foi sintetizada na encíclica “Rerum Novarum” (“Das coisas novas”), em 1891. A defesa da justiça social por parte do papado passou a usar a “Rerum novarum” como marco desde então. Considerando a experiência do novo papa com comunidades carentes no Peru, essa parece ser a referência mais clara para a escolha do nome. Leão 13 foi também o primeiro papa da história a ser filmado, em imagens que podem ser encontradas ainda hoje.

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *