‘Grito da Serra’: autoridades de Patos, São José do Bonfim, Teixeira e Matureia unem forças para concretizar estrada alternativa à Serra do Teixeira; vídeo e fotos (com comentário nosso)

By | 09/12/2023 5:20 am

 (Blog do Jordan, em 08/12/2023)

\\\'Grito da Serra\\\': autoridades de Patos, São José do Bonfim, Teixeira e Matureia unem forças para concretizar estrada alternativa à Serra do Teixeira; vídeo e fotos

A equipe do Blog do Jordan Bezerra esteve nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro, na estrada alternativa da Serra do Teixeira, cobrindo o movimento denominado “Grito da Serra”, encabeçado por Câmaras Municipais de Patos, São José do Bonfim, Matureia e Teixeira.

O momento contou com a presença da deputada estadual Francisca Motta, do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, prefeito de São José do Bonfim, Esaú Nóbrega, Wenceslau Marques, gestor de Teixeira e José Pereira, prefeito de Matureia, além de secretários e vereadores desses municípios, como a presidente da Câmara de Patos, Tide Eduardo. Na oportunidade, o Blog do Jordan Bezerra conversou com personagens importantes nesse projeto, que buscam a construção dessa estrada alternativa como forma de melhorar a qualidade de vida da população local, bem como dos motoristas.

A deputada estadual Francisca Motta destacou a necessidade de melhorias na Serra do Teixeira e expressou esperança em um projeto para a região.

“Eu recebi muitos pedidos, pois a Serra do Teixeira estava realmente com muitos buracos. Aquelas proteções acabadas, eu falei duas vezes e elas foram repostas. Então, coloca, mas os carros batem demais. O número de carros é muito grande, são carros imensos, que talvez a serra nem suporte mais. Então, eu comecei os meus pedidos para que o projeto da Serra fosse feito. Hoje, com a sabedoria das pessoas daqui mesmo, uma descoberta muito boa, e fiquei impressionada com as estruturas que encontrei aqui, muito antigas. Fui ao secretário Deusdete, ele está com esse material, está estudando, e eu profissializei na Assembleia, foi votado com unanimidade, mostrei toda a situação e estou muito esperançosa”, disse a deputada estadual Francisca Motta.

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, mencionou esforços anteriores e ressaltou a importância de encontrar soluções para evitar acidentes e melhorar o fluxo de veículos.

“Já é a terceira ou quarta vez que estamos aqui visitando o local, procurando uma solução. Já falamos com o governador sobre essa obra, já tratamos também com a equipe do DER. Agora, o movimento se amplia devido, infelizmente, à quantidade de acidentes que ocorrem toda semana. Então a gente precisa encontrar uma solução. O governador tem todo o interesse com isso, temos a deputada Francisca Motta que também está abraçando essa luta, prefeitos dos municípios próximos, porque encontrando a solução a gente vai, além de evitar acidentes, melhorar o fluxo de veículos que trazem mercadoria para o Sertão, que muitas vezes encarecem o frete porque a maioria dos caminhoneiros não querem mais descer a serra e têm que vir por Taperoá. Então, é uma luta grande, importante e precisamos avançar nisso e com certeza o governador João Azevêdo junto com toda sua equipe do DER vai encontrar uma solução “, disse Nabor.

O prefeito de Matureia, José Pereira, enfatizou a periculosidade da estrada, pedindo ação do governo para evitar mais acidentes.

“É muito louvável esse movimento que a gente está fazendo hoje para evitar tantos acidentes que tem ocorrido na Serra do Teixeira, inclusive Matureia já teve inúmeras vítimas fatais por conta dessa estrada, que é perigosa. Queremos chamar a atenção do governo para que seja tomada essa providência e realmente essa estrada saia do papel”, disse José Pereira.

A presidente da Câmara de Patos, Tide Eduardo, destacou a importância de mobilizar o governo estadual e expressou a necessidade de realizar a estrada para evitar acidentes.

“Hoje estamos aqui para chamar a atenção e realmente mobilizar o governo do estado, já quero fazer uma ressalva a nossa deputada Chica Motta que já levou o assunto “O grito da Serra” se sensibilize com a periculosidade dessa estrada. E há essa estrada aqui, que nós estamos tendo a oportunidade de conhecer, vendo a necessidade de fazer essa estrada, evitando muitos acidentes “, declarou Tide Eduardo.

O secretário de Agricultura de Patos, Ferré Maxixe, participou do movimento, enfatizando a importância de despertar o interesse do governo na construção da estrada.

O secretário de Agricultura de Patos, Ferré Maxixe também esteve presente, juntamente com o empresário José Gomes, proprietário e entusiasta dessa ideia.

“A realidade é que hoje está acontecendo aqui um grito da Serra, para que esse grito ele chegue até o Palácio do Governo, para que a gente possa despertar o interesse do governo e fazer essa estrada”, disse Ferré Maxixe.

O empresário José Gomes destacou sua iniciativa no movimento “Grito da Serra”, visando chamar a atenção das autoridades para criar uma estrada alternativa segura na região.

“Tive a iniciativa de provocar Rosalba e o prefeito Esaú para iniciar um processo de chamar a atenção dos poderes constituintes para que pudesse criar uma estrada alternativa que descesse o desnível da serra sem que, no entanto, tivesse curvas e desníveis”, declarou o empresário José Gomes.

 

Comentário nosso

Concordo plenamente com a importância desta estrada alternativa. A atual tem muitos serviços prestados nestes mais de quarenta anos. Eu ia de Patos para Teixeira, onde trabalhava na agência do BB, e trafequei nela durante a construção e depois de construída. É muito perigosa, mas não havia alternativa. Agora surge a ideia de uma outra estrada e só nos resta esperar que deputada, prefeitos e vereadores tenham prestígio suficiente para sensibilizar João Azevedo, para pelo menos começar e ao seu sucessor para que a conclua. Que não fique somente na promessa eleitoreira, de uns e outros. (LGLM)

Fotos

Comentário

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *