OS ANTIGOS DESFILES DE 7 DE SETEMBRO

By | 14/09/2021 2:16 pm
(José Romildo Sousa, escritor, poeta, historiador e consultor cultural)
O Desfile do 7 de setembro vem sendo comemorado todos os anos em nosso país como o dia da nossa independência, isto é, o momento em que o Brasil colocou fim aos laços coloniais que existiam entre ele e Portugal.
Este motivo tem levado instituições militares, educacionais e sociais a se mobilizarem durante as semanas que antecedem o evento a uma longa preparação para registrar a importante efeméride.
Lembro-me aqui em Patos dos ensaios das bandas, a pesquisa para o motivo e a indumentária dos pelotões, os carros alegóricos, as balizas e o firme cadenciamento dos participantes seguindo o ritmo dos tambores. Tinha estudante que nem dormia na véspera do desfile, tamanha a expectativa!
No dia 7, a turma ia chegando logo cedo na Praça João Pessoa, onde fica localizado o Colégio Estadual, espaço que sempre foi escolhido para a concentração das entidades e abertura da solenidade. Este logradouro, inclusive recebeu a sua primeira denominação de Praça da Independência, fato ocorrido durante as comemorações alusivas a magna data em 7 de setembro de 1922.
Depois de tudo organizado era a hora da execução do Hino Nacional, o hasteamento da Bandeira e a palavra do Professor Messias, diretor do Colégio Estadual, se referindo a importância daquele ato.
Antigamente, o Desfile de 7 de Setembro acontecia no horário matinal. Entretanto, devido a elevada temperatura que a cidade de Patos atinge naquele momento, o desfile ultimamente foi levado para o final da tarde, onde a temperatura é mais amena.
A programação estabelecida para a ordem do desfile, começava com as instituições militares, seguida das escolas estaduais, municipais e as entidades sociais. E o povão na rua aplaudindo a sua passagem.
No ano passado (2020), pela primeira vez, devido a pandemia da Covid-19, o desfile não aconteceu, ficando em nossa memória os grandes momentos de quando participávamos ativamente e até mesmo como espectador do ”Desfile de 7 de Setembro” pela Avenida Solon de Lucena (que começa no Banco Santander e vai até a confluência com a rua Rio Branco). Daí em diante, inicia-se a Epitácio Pessoa. Estas avenidas ficavam totalmente lotadas de expectadores durante os desfiles. O seu encerramento dava-se na Praça Getúlio Vargas.
Neste 2021 a Independência do Brasil estará comemorando o seu 199º aniversário e devido a situação política que atravessa o país, a data será registrada de forma bem diferente: o povo vai à rua para cultivar as suas opções políticas.
Nossa opinião
  • Participei de apenas quatro destes desfiles como estudante do Diocesano/Estadual. Mas participei de várias coberturas da Rádio Espinharas. Era uma festa muito bonita. Mas antigamente havia muito mais patriotismo. A data era muito mais valorizada.  (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Blog Memórias de Patos

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *