FILARMÔNICA 26 DE JULHO, 90 ANOS ALEGRANDO A VIDA

By | 25/07/2021 2:18 pm

(José Romildo Sousa Escritor, poeta, historiador e consultor cultural)

Na segunda metade da década de 20, chegava a Patos, proveniente de Campina Grande, o professor e músico Anésio Ferreira Leão. Aqui chegando fundou o Instituto São José que ficava localizado na casa de esquina da Rua Peregrino Filho, onde funcionou a Casa de Saúde de Dr. Estácio de Sá, atualmente no local foi construído o Edifício Neuza Brandão
Juntamente com o Instituto, precursor do admissão na cidade, Anésio também criou a sua banda, que logo ficou sendo conhecida pela população local pelo nome de Banda do Instituto São José. O Contra-mestre dessa banda era Luiz Beijamin e dela participaram, entre outros músicos: Peri, Zizi, Hermes Brandão, Mané Caunha, Cícero Lopes, José Aragão, Simão Pereira, Tinin e Noé Trajano.
Como o custo financeiro deste empreendimento era muito elevado para o Instituto continuar bancando e, sendo procurado pelo Prefeito Adelgício Olinto de Mello e Silva após a morte de João Pessoa, na Confeitaria Glória, no Recife, em 26 de julho de 1930, Adelgício argumentava que queria homenagear o ilustre paraibano assassinado. E assim, Anésio concordou em mudar o nome da Banda do Instituto para Filarmônica Municipal 26 de Julho, continuar como maestro e a edilidade patoense, a partir daquele momento, assumir em definitivo as despesas com o fardamento e com a aquisição de instrumentos.
Quanto ao projeto destinando a subvenção para o pagamento dos componentes da Banda de Música, somente foi aprovado no ano de 1947, dentro do governo do Prefeito Milton Gomes Vieira.
Assim surgiu a nossa Banda de Música que na próxima segunda-feira, dia 26, estará completando 90 anos de muitas atividades, fazendo-se sempre presente nos grandes acontecimentos sociais, políticos e religioso e, se tornando assim, uma reconhecida entidade musical da cidade.
E neste 2021, tendo um motivo bem maior para comemorar ao ter sido elevada à condição de Patrimônio Cultural Imaterial da Morada do Sol, por propositura do vereador Jamerson Ferreira, sancionada pelo prefeito Nabor Wanderley da Nóbrega Filho.

Comentário

Comentário

Category: Memórias de Patos

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *