Em Patos: Número de pessoas em isolamento domiciliar por conta da covid-19 cresceu mais de 420% em duas semanas

By | 30/05/2021 6:42 am

(Genival Júnior, no Patos Online, seguido de comentário nosso)

O número de pessoas diagnosticadas com covid-19 e que ficaram em isolamento domiciliar em Patos, cresceu 427,65%, segundo levantamento do Patosonline.com, com base nos boletins epidemiológicos da secretaria Municipal de Saúde.

O quantitativo aumentou de 94 pessoas no dia 14 deste mês, para 255 no dia 21 e 496 pessoas no boletim divulgado desta sexta-feira (28).

No mesmo período, o número de pessoas infectadas subiu de 42 no dia 14, para 67 no dia 21, e 149 nesta sexta-feira, (28), o que representa um aumento de 254,76% nesse período, em relação ao surgimento de novos casos.

Embora não seja assumido pelas autoridades de saúde, essa elevação pode estar refletindo a dificuldade do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduy Carneiro de Patos atender os pacientes, o que gera ainda mais preocupação a população patoense.

Além dos pacientes da cidade de Patos, o HRP tem recebido um grande número de pessoas oriundas de cerca de 60 municípios do sertão, o que tem feito reduzir a oferta de leitos de UTI e de enfermaria, para os novos casos de covid-19 na cidade.

Nossa opinião

  • Concordamos plenamente. É preocupante tanto o número de novos infectados como o número de pessoas que estão isoladas em casa. O aumento de infectados denota o crescimento da pandemia, até porque os números de testes efetuados em Patos tem se mantido estável, tanto o teste “swab” como o teste rápido. O crescimento do número de doentes isolados em casa, mostra o congestionamento do nosso sistema hospitalar, com os hospitais Regional e Infantil, praticamente lotados. Nesta sexta, tivemos a informação de um amigo que estaria internado na UPA, precisando de uma UTI e os leitos de UTI do Regional completamente lotados. Amigos estariam vendo a possibilidade de levá-lo para Campina Grande ou João Pessoa., já que a UPA não dispõe de UTI, já que isto não faz parte da sua natureza.  Segundo informações, o Governo do Estado teria descartado a possibilidade de implantar um hospital de campanha em Patos, como defendido por alguns, alegando que pretende aumentar o número de leitos de UTI, para deixar os hospitais com sua capacidade aumentada definitivamente. A ideia é interessante, mas será que estes leitos anunciados serão suficientes e será que não ficarão ociosos no futuro, quando acabar a demanda determinada pela pandemia?  E terminarão desativados, até porque o custo de manutenção de um leito de UTI é altíssimo! (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *