Prefeito de Pombal e Primeira Dama são condenados a pagar multa de R$ 8 mil por propaganda eleitoral antecipada com distribuição de kits

A Justiça Eleitoral condenou o prefeito Abmael de Sousa Lacerda e a secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Mayenne Vand Bandeira Lacerda, que também é primeira-dama, em R$ 8 mil, cada um, por propaganda antecipada com distribuição de kits. A decisão foi do juiz eleitoral, José Emanuel da Silva e Sousa.

A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral em desfavor de Abmael de Sousa Lacerda e Mayenne Vand Bandeira Lacerda.  Conforme o documento, nos dias 1º e 02 de julho, a primeira dama teria participado de uma carreata no município, com participação de servidores da Secretaria do Trabalho e Ação Social do município de Pombal e outras pessoas. Esse evento teria sido acompanhado por carros e motos.

“Aduz que neste evento teria havido distribuição de kits de higiene e realização de um ‘Arraiá/Arrastapé Itinerante’, em benefício de pessoas cadastrados em programas assistenciais, especialmente no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ressaltando a presença massiva de pessoas idosas, sendo parte destas vinculadas ao CECOL, localidade abrangida pelo evento”, consta no documento.

Ainda na denúncia, o evento contou com a participação, na maioria idosos, pertencentes ao grupo de risco para covid-19, o que desrespeitaria as normas sanitárias atinentes ao momento atual de pandemia. “Registra o Ministério Público Eleitoral que o representado ABMAEL DE SOUSA LACERDA não teria participado diretamente do evento, contudo haveria uma “comunhão de vontades, uma unidade de desígnios entre os representados de promover, de elevar a imagem pessoal do pré-candidato a prefeito”.

Ainda conforme a decisão da justiça, “É assente que não se permite qualquer propaganda eleitoral promovida, ou por qualquer forma patrocinada, por órgãos da administração pública (art. 24, II, da Lei 9.504/1997), de modo que, ainda que estivéssemos no período próprio de campanha eleitoral, o ato realizado, tendo ente público como patrocinador, estaria em desacordo com a lei eleitoral”.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Genival Félix de Oliveira Júnior

Formado em Jornalismo no ano de 2006 pelas Faculdades Integradas de Patos, hoje Unifip, e radialista profissional desde 1995, com DTR-PB 2030. Prestou assessoria de comunicação ao Colégio e Curso Evolução LTDA, Sindicato dos Comerciários de Patos e na Prefeitura Municipal de Patos. Atualmente apresenta o jornal Notícias da Manhã, da Radio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), projeto iniciado no dia 20 de maio de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *