(Blog do Jordan Bezerra, com informações da Assessoria, em 27/05/2025)

Durante a cerimônia, o professor Vital Lins, referência do judô no interior do estado, recebeu uma homenagem especial da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) em reconhecimento à sua longa trajetória dedicada à modalidade. Ele foi promovido ao 7º DAN, o que o torna o judoca mais graduado da Paraíba e um dos mais respeitados do país.
Vital Lins carrega mais de cinco décadas de dedicação ao judô, tendo fundado e mantido a academia mais antiga da Paraíba, localizada em Patos. Sua história é marcada por conquistas expressivas: é 18 vezes campeão estadual, 12 vezes campeão brasileiro, e ainda acumula títulos no judô militar, como tricampeão brasileiro de decatlo pelas Forças Armadas e vencedor em edições pelo 4º Exército.
Além dos próprios feitos, seu legado inclui a formação de mais de 50 faixas-pretas, incluindo os próprios filhos, mostrando que seu compromisso com o judô vai além da competição — é um compromisso com a formação de gerações.
O evento em João Pessoa foi mais que uma cerimônia de graduação: foi uma celebração da história viva do judô paraibano, marcada por respeito, disciplina e contribuição ao esporte nacional.
Comentário nosso – O grande profissional que é Vital Lins recebeu o galhardão pela sua dedicação ao esporte, que escolheu desde a juventude. E transmitiu o amor ao judó a várias gerações de patoenses e moradores da região. Parabéns ao amigo pela sua história e pelo reconhecimento que recebeu. Somos de uma geração de guerreiros, que saimos de baixo e nos tornamos mestres em nossas atividades. Tenho imenso orgulho da nossa geração. E dos filhos que lutamos para construir à nossa imagem! (LGLM)