‘Deplorável’, ‘misoginia’ e ‘desrespeito’: governistas reagem a bate-boca entre Marina e senadores (confira comentário nosso)

By | 28/05/2025 6:56 am

Ministra do Meio Ambiente deixou audiência pública em comissão do Senado após ter se sentido desrespeitada; senador Plínio Valério afirmou que ministra não ‘merecia’ respeito

 

(Karina Ferreira, no Estadão, em 27/05/2025)

]

Capa do video - "Fui convidada como ministra, você tem que me respeitar", diz Marina a senador

Líder do PSDB, senador Plínio Valério (AM), afirmou que “a mulher Marina merecia respeito, a ministra não”.

Parlamentares e ministros governistas prestaram solidariedade à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que se retirou de uma audiência pública no Senado nesta terça-feira, 27. Após bate-boca entre ela e parlamentares de oposição, a ministra exigiu um pedido de desculpas do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que disse que ela não merecia ser respeitada. Como não foi atendida, Marina se retirou da audiência pública da Comissão de Infraestrutura.

A ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara afirmou que a reação contra a colega “fere” mulheres e governo. Um dos senadores que discutiu com Marina, Plínio Valério afirmou que “a mulher Marina merecia respeito, a ministra, não”. Em março deste ano, o senador foi denunciado ao Conselho de Ética da Casa por ter dito que teve “vontade de enforcar” Marina.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse que se sentiu agredida pessoalmente com o caso de Marina, afirmando que “violência política de gênero e raça tenta nos calar todos os dias”, mas que ambas “não serão interrompidas”.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez elogios ao currículo e trabalho da colega, dizendo que Marina é uma “liderança reconhecida mundialmente por sua trajetória de luta pelo bem-estar do planeta e do povo brasileiro”. Haddad afirmou que a ministra tem “todo seu respeito e solidariedade”.

O presidente nacional do PT e senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que o episódio foi “deplorável” e que a postura dos colegas senadores foi “misógina e desrespeitosa”. “Ela esteve aqui como convidada e saiu agredida por quem, em 2025, acredita que pode mandar uma mulher ‘se colocar no seu lugar’. Inaceitável! Minha solidariedade à ministra”, escreveu em seu perfil no X (antigo Twitter).

Como mostrou o Estadão, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu Marina e disse que os senadores Plínio Valério e Marcos Rogério (PL-RO) agiram como agressores, sujo comportamento é “inadmissível”.

“Inadmissível o comportamento do presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Marcos Rogério, e do senador Plínio Valério, na audiência de hoje com a ministra Marina Silva. Totalmente ofensivos e desrespeitosos com a ministra, a mulher e a cidadã. Manifestamos repúdio aos agressores e total solidariedade do governo do presidente Lula à ministra Marina Silva”, disse Gleisi.

Já a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) comparou a diferença de tratamento com a ministra convidada e com os influencers convocados para a CPI das Bets.

“Quem vai lá prestar depoimento pelo envolvimento com as bets e a destruição de famílias é tietado, tira selfie com senadores e faz de tudo uma grande piada”, disse a deputada se referindo à sessão com a influenciadora Virgínia Fonseca, que foi interrompida por pedido de foto de senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) com ela. Uma semana depois, o senador pediu desculpas pela interrupção.

“Enquanto uma Ministra de Estado, que vai ao Senado no exercício de sua função, respeitosamente criar um diálogo com os senadores sobre a preservação da Amazônia, é, novamente, atacada gratuitamente”, comparou Erika.

Comentário nosso – Parlamentares bolsonaristas demonstram que não estão preparados para a convivência democrática. O que não é novidade para ninguém. Eles são intransigentes e acham que são os donos da razão. Por outro lado monstram que são capazes de tudo na defesa dos seus próprios interesses. Daí não ser surpresa para ninguém que tenham embarcado  embarcado nma aventura golpista. (LGLM)

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *