Luiz Couto se defende de ataques

By | 23/05/2025 11:12 am

Ouça o texto

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, em 23/05/2025)

Eleito deputado estadual em 1994 e 1998, deputado federal em 2002, 2006, 2010, 2014, 2022, deixando-se de se eleger em 2018, quando foi candidato a senador e ficou em terceiro lugar,

tendo obtido 792.420 votos, Luiz Couto tem uma belíssima vida parlamentar. Talvez a mais bonita entre os atuais deputados federais da Paraíba. E diferente da maioria dos outros parlamentares paraibanos não fez fortuna com o mandato parlamentar. Suas emendas parlamentares sempre foram destinadas para entidades sérias que aplicaram honestamente os recursos públicos, ao contrário de muitos outros parlamentares que compraram votos e cometeram desvios, como tem sido descobertos em processos os mais diversos que têm sido iniciados no país

Agora aparecem alguns políticos oportunistas e já aí altamente desonestos, criticando uma futura candidatura de Luiz Couto pelo fato de ele ser idoso, por ter alcançado a idade de oitenta anos.

Quanto grandes homens não existem pelo mundo afora, com idade avançada e ainda prestando serviços aos seus país? Trump, mesmo com seus defeitos, governa o país mais importante do mundo e só é um ano mais jovem do que Luiz Couto. O Papa Francisco governou a Igreja Católica até os 88 anos. Luiza Erundina, paraibana que já foi prefeita de São Paulo, é deputada federal eleita pelos paulistas com 90 anos de idade. Zé Maranhão terminou o seu última mandato de governador com 91 anos. Francisca Motta está entre os nossos melhores deputados estaduais com 84 anos. O saudoso empresário Pedro Ferreira das Bicicletas dirigiu seus veículos até os noventa anos e  dirigiu a sua empresas de bicicletas e acessórios até morrer aos 97 anos, sabendo os preços de todos os produtos. Chico Sátiro até pouco antes dos 90 anos dirigia a sua empresa de material de construção e continua vivo e lúcido, aos 94 anos, com uma memória fabulosa.

Claro que há muitos com sessenta e setenta anos “gagás”, mas há inúmeros com mais de oitenta em plena atividade intelectual. Claro que estou “puxando a brasa para a minha sardinha”, mas há milhões lúcidos como eu. E para ser um político respeitável, não se vai depender da idade, vai depender de ser um cidadão independente, honesto e dedicado ao bem comum. Aliás, o político ideal é aquele que se dedica, antes de tudo, ao bem comum, ao bem da comunidade. Político que só pensa em seus próprios interesses deveria ser expulso da política. São os políticos deste tipo os responsáveis por toda a desgraça do nosso país.

Não precisamos de políticos bonzinhos que nos fazem favor, pensando em ganhar o nosso voto. Precisamos de políticos que trabalham para todos, independente de  partidos, de amizades, de religião ou de qualquer outra razão.

Se você analisar os políticos do seu Estado, você vai verificar que a maioria deles estão cada vez mais ricos com o exercício da política. Embora tenham um salário muito bom, eles só enricaram por que fizeram rachadinhas, receberam propinas ou desviaram dinheiro das verbas parlamentares. Só com o salário que recebem eles nunca conseguiriam gastar milhões em cada eleição e ainda ficar podres de ricos.

Os que atacam Luiz Couto estão doidos pela vaga dele, para se refestelarem com as verbas públicas e com as propinas que sonham receber. Luiz Couto tem quase trinta anos de mandatos parlamentares mas sempre dedicados ao bem público, sem ter fortuna, enquanto tem deputado que em vinte anos, sem receber herança, arrancar botija, tirar na mega-sena, nem casar com moça “podre-de-rica’ já tem patrimonio igual a uma mega-sena das grandes. Fuja desses, são uns ladrões. Patos já teve até três deputados federais eleitos em uma única eleição e nenhum deles morreu podre de rico. Eram do tempo de políticos de vergonha.

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *