(Afontepb, com assessoria, em 20/05/2025)

CENTENÁRIO DE DOM GERARDO ANDRADE PONTES
Na sexta (23), no auditório do Colégio Cristo Rei, às 9h, haverá colóquios sobre o pastoreio de Dom Gerardo.
As Celebrações Eucarísticas continuarão acontecendo até o dia 23, às 19h. Nessa data a Missa será presidida por Dom Eraldo Bispo da Silva, atual pastor desta Diocese, contando com a presença do clero. Em seguida, defronte ao Hospital São Francisco, haverá a aposição do busto em homenagem ao saudoso Bispo.
Dom Gerado de Andrade Pontes nasceu em Fortaleza-CE, em 01.12.24. Foi ordenado padre no ano de 1948. Sagrado Bispo de Petrolina-PE em 1975, por onde permaneceu até a983, quando assumiu como 2º Bispo desta Diocese. Sempre defendeu incansavelmente os pobres, oprimidos, zelou pelas vocações sacerdotais, teve atuação firme na ação social, lutando contra a seca e a pobreza de seu rebanho. Incentivou os movimentos e pastorais de nossa Diocese, sobretudo o Cursilho de Cristandade.
Em 2001, ao completar 75 anos, como prevê o Código de Direito Canônico, renunciou ao seu ministério, mas continuou como Bispo Emérito atuando na Diocese. A capela de santo Expedito, no bairro das Placas, foi um dos seus últimos e grandes obras. Lanço um livro ’Lições e vestígios de uma Jornada de Esperança’, em meados de 2005.
Ficou célebre a sua frase na Missa de despedida, realizada no Estádio Municipal José Cavalcanti: “Se fui grande no erro, quero ser maior no pedido de perdão ao povo que deus me concedeu”.
Faleceu no ano de 2006, no dia 24 de maio, na cidade de Fortaleza-CE, sendo transladado para a cidade de Patos, onde seus restos mortais foram sepultados na Igreja de Nossa Senhora Da Guia.
Toda a comunidade católica está sendo convidada para participar desta semana comemorativa (em memória) do centenário do nosso 2º Bispo, dom Gerardo de Andrade Pontes.