Professor João Trindade toma posse na Academia Paraibana de Letras, com presença de patoenses (confira comentário nosso)

By | 18/05/2025 9:48 am

Natural de Piancó, mas considerado um patoense de coração, João Trindade assume a cadeira que foi ocupada pelo saudoso acadêmico José Loureiro Lopes

 

(Blog Afontepb com Assessoria, 18/05/2025)

A Academia Paraibana de Letras (APL) viveu uma noite de celebração e memória nesta sexta-feira, 16 de maio, com a posse do escritor e professor João Trindade Cavalcante como novo ocupante da Cadeira 04, cujo patrono é Adolfo Tácito da Costa Cirne. O evento foi realizado no tradicional Jardim de Academos, em João Pessoa, e reuniu personalidades do mundo literário, acadêmico e político do estado.

O convite para a cerimônia partiu do presidente da APL, Severino Ramalho Leite, e contou com a presença do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, que fez questão de prestigiar a solenidade. João Trindade, natural de Piancó, mas considerado um patoense de coração, assume a cadeira que foi ocupada pelo saudoso acadêmico José Loureiro Lopes.

Em suas palavras, o prefeito Nabor Wanderley prestou uma homenagem emocionada ao professor: “Estamos aqui na Academia Paraibana de Letras, participando e prestigiando a posse do professor João Trindade, nascido em Piancó, mas patoense de coração, irmão do nosso querido e saudoso Vírgilio Trindade. Foi meu professor de literatura, e fiz questão de estar presente. Parabéns, professor, por assumir essa cadeira tão importante, que já teve como patrono o nosso querido Alírio Meira Vanderlei. Para Patos, é uma alegria imensa ter o senhor como imortal da APL.”

Visivelmente emocionado, João Trindade respondeu com humildade: “Nabor, em verdade, a grande alegria é minha. Quem está de parabéns e engrandecido com sua presença sou eu. Aqui, sou acadêmico e sou só literatura. Fui seu professor, o que é um grande orgulho. E você hoje é uma das pessoas mais ilustres da Paraíba. O presente, portanto, quem recebe sou eu. Muito obrigado.”

Durante a cerimônia, o novo imortal foi saudado pelo acadêmico Milton Marques Júnior, que destacou a trajetória intelectual e a contribuição de Trindade para a educação e literatura paraibanas.

A posse de João Trindade marca não apenas o fortalecimento da tradição literária da Paraíba, mas também a renovação do compromisso da APL com a valorização da cultura, da memória e do ensino.

Comentário nosso – Um detalhe que não vimos em nenhuma matéria nas redes sociais. Criado em Patos, mas nascido em Piancó, João sucede na Academia Paraibana de Letras, a outro piancoense, José Loureiro Lopes, natural do antigo povoado de Catingueira, então pertencente a Piancó. José Loureiro, ex-padre, professor universitário e reitor da UNIPÊ, era filho do ex-prefeito de Catingueira, Severino Ramos Lopes, lembrado com a alcunha de Chapéu Velho.  (LGLM)
Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *