Presidente de entidade defende decreto sobre armas: ‘Atrapalha mau policial’

By | 01/01/2025 2:29 pm

Governo Lula publicou decreto que regula abordagens policiais; governadores de oposição criticaram medida

 

(Eduardo Barretto, no Estadão, em
Foto do author Eduardo BarrettoO presidente da Associação das Guardas Municipais (AGM Brasil), Reinaldo Monteiro, defendeu nesta terça-feira, 31, o decreto do governo Lula que regula o uso da força policial. Monteiro disse que o decreto só atrapalha os “maus policiais”.
“Quando alguma lei no Brasil permitiu a um policial atirar sem que fosse o último recurso? Nunca. O decreto vem para reforçar a legislação atual, de acordo com tratados internacionais dos quais o País é signatário. Não tem absolutamente nada que vá prejudicar o policial, só vai atrapalhar a vida dos maus policiais”, disse Monteiro à Coluna do Estadão.

Guarda municipal de Barueri (SP) em atividade nas ruas há duas décadas, Monteiro integrou o grupo de trabalho do governo que ajudou a elaborar o decreto. O guarda ressaltou que diversas instituições de segurança pública participaram das discussões.

A Polícia Militar do RJ em reocupação de posse
A Polícia Militar do RJ em reocupação de posse Foto: Pedro Kirilos

Publicado no último dia 24, o decreto do governo Lula dá poder ao governo federal para fixar regras sobre abordagens policiais em todo o País, além de condicionar o acesso ao Fundo Nacional de Segurança Pública ao cumprimento dessas regras.

Segundo o decreto, a força letal só deve ser usada em “último recurso”, ou seja, em situações de risco iminente à vida. Essa e outras regras serão detalhadas pelo Ministério da Justiça nos próximos dias, por meio de uma portaria.

Governadores da oposição reagiram à medida, enquanto sete ex-ministros da Justiça saíram em defesa do decreto. “Não podemos mais tolerar a máxima do primeiro atirar para depois perguntar!”, afirmaram os ex-ministros das gestões Lula, Dilma, Fernando Henrique e Temer.

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *