Governo da Paraíba publica licitação para construção do Hospital de Trauma do Sertão na cidade de Patos (com comentário nosso)

By | 01/01/2024 3:32 pm

(Jozivan Antero, com Ascom, no Polêmica Patos, em 01/01/2024)

 

O Governo da Paraíba, por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), publicou, neste mês de dezembro, o edital de licitação para a construção do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão, em Patos. A Concorrência 032/2023 acontece na Sede da Suplan, às 10h, no próximo dia 11 de janeiro.  A edificação terá uma área de construção de 21.500,00m² e será contemplada com Urgência e Emergência, Ambulatório, Centro de Imagem, Centro Cirúrgico, Ambulatorial e Geral, Unidade de Terapia Intensiva Adulto, assim como outros serviços, e contará com 230  leitos. Serão investidos cerca de R$ 130 milhões para as obras da unidade de saúde.

De modo geral, o Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão visa garantir ainda mais qualidade no atendimento da saúde pública. “É a engenharia civil transformando mais um grande sonho em realidade na Paraíba, um hospital que brevemente chegará evitando que as pessoas precisem se deslocar para outros municípios atrás de atendimento. É mais dignidade para a população do Sertão. Projetamos o Hospital para que ele atenda todas as necessidades para que a Secretaria de Estado da Saúde siga ampliando as ações, investimentos e promoção da saúde do povo paraibano”, destacou a engenheira Simone Guimarães, superintendente da Suplan.

O Hospital terá área administrativa; Agência Transfusional; Central de Abastecimento Farmaceutico; Central de Material Esterilizado; Centro Cirúrgico; Ensino e Pesquisa; Farmácia; Laboratórios; Lactário e Nutrição Enteral; Unidade de Alimentação e Nutrição; Unidade de Tratamento de Queimados; UTI Adulto Feminina; UTI Adulto Masculina; UTI Infantil; e Área social.

No piso superior estarão organizadas a Enfermaria Cirúrgica; Enfermaria Clínica; Enfermaria Detentos; Enfermaria Neurológica; Enfermaria Ortopédica; Enfermaria Pediátrica; Enfermaria Queimados; Infraestrutura Predial. E no subsolo: Unidade de Processamento de Roupas; Administrativo; Almoxarifado; Central de Armazenamento Farmaceutico; Centro de imagem; Conforto e Higiene; Emergência; Estação de tratamento de água e esgoto; Central de Lixo; Infraestrutura Predial; Gases Medicinais; Necrotério; Oficina/garagem; Serviço de armazenamento médico e estatístico; Unidade de Alimentação e Nutrição, Urgência; Área social; Segurança Predial e Estacionamento.

As obras do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão serão iniciadas neste primeiro semestre de 2024. A previsão é que o novo hospital do estado seja entregue dentro de dois anos.

Comentário nosso

Atentem para o detalhe. As obras serão iniciadas no primeiro semestre, alguns meses antes das eleições. E a previsão é que seja entregue dentro de dois anos. Ou seja, uma promessa de João Azevedo que vai depender do próximo governador.  Será que vai haver dinheiro suficiente para isso, liberado a tempo para o cronograma previsto para a obra? Ou será mera promessa eleitoral? Por que João Azevedo não começou e terminou durante o seu mandato? Vale ressaltar que depois de construído o hospital será necessário ainda um imenso valor para equipá-lo e deixá-lo em condições de começar a funcionar. Talvez demore mais a funcionar do que o Teatro Municipal. (LGLM)

 

 

 

 

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *